terça-feira, 8 de novembro de 2011

A 'minha escola' é assim!

Aprendi a ler, aprendi a escrever, aprendi quais são as capitais dos estados brasileiros, entre outras coisas, mas nas escolas que frequentei, não aprendi coisas básicas como amar e respeitar. Isto eu aprendi em casa!
São as mesmas escolas e os mesmos ensinamentos passados aos meus pais, aos pais dos meus pais e assim por diante.
Mas será que é só este o papel da escola? Será que é mais difícil ensinar a amar e respeitar, do que ensinar frações e gramática?
Claro que os tempos são outros, vivemos na era da tecnologia e da informação. As crianças, segundo os adultos de hoje, estão cada vez mais precoces, mais inteligentes e mais 'independentes'. Então por que não explorar essa precocidade e faze-los mais críticos e realmente independentes?
O professor nada mais é do que um FACILITADOR, um incentivador da busca pelo conhecimento, na busca por ideias e ideais.
Porém, infelizmente o sistema ainda é falho, ele impede a independencia e liberdade intelectual dos cidadãos e os torna escravos desta 'ditadura', chamada "democracia".
O Brasil, no último ranking de qualidade de educação da UNESCO, ficou na 88ª colocação. O que o povo brasileiro acha disso? Nada, pois sequer sabem que existe um ranking que analisa qualidade de educação. Isso é falta de informação, falta de interesse pela informação e pelo desenvolvimento do seu país e, consequentemente pelo seu próprio desenvolvimento.
Se o Brasil tivesse uma colocação proporcional numa Copa do Mundo de Futebol, no dia seguinte o treinador e os jogadores seriam linchados e automaticamente execrados pela opinião pública.
Por que não cobrar os governantes com a mesma intensidade que cobramos os nossos treinadores e jogadores de futebol? Simplesmente porque não somos 'educados' pra isso.
A 'minha escola' tem professores criativos, dispostos a compartilhar conhecimentos e despertar ideias em seus alunos. Na 'minha escola', os alunos aprendem a respeitar o próximo, aprendem cooperativismo, solidariedade, sabem o valor da família. Aprendem a ouvir, mas também aprendem a falar e serem ouvidos. Dão suas opiniões, expõem suas ideias, debatem sobre os mais diversos assuntos, estão antenados ao que acontece ao seu redor e neste mundo globalizado.
Sei que esta é apenas 'minha escola', minha maneira de ver a educação. Muitos dizem que isto é utopia ou até mesmo loucura, mas não vou desistir. Acredito que enquanto houver vida, haverá esperança!

Fábio Alexandre Machado
Estudante do 4º Módulo de Educação Física
FKB - Itapetininga / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário