quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Somos fantoches da mídia e sociedade

Você é uma pessoa influenciada pela mídia e/ou sociedade? Não?
Então como você explica as roupas que veste, seus gostos, suas preferências, suas opiniões?
Todos somos influenciados de alguma maneira, uns mais, outros menos, mas levamos nossas vidas diretamente orientados pelas conceitos impostos pela sociedade.
Os exemplos estão no nosso dia a dia, no nosso cotidiano. O shampoo que você usa não é aquele que deixa seus cabelos macios e com brilho? Então, este é um exemplo básico do que consumimos por influência da mídia.
Alguns conceitos são incondicionalmente implícitos em nossas mentes, como os famosos 'padrões de beleza'. Quem foi que disse que para ser belo é necessário ser magro e esbelto? Analisando pelo ponto de vista da saúde e qualidade de vida sim, um corpo esbelto é 'quase sempre' mais saudável.
Mas, nada mais verdadeiro do que a letra de uma famosa música do Rei Roberto Carlos, "...quem foi que disse que tem que ser magra pra ser formosa?"
Tudo isso sem contar nas informações (ou a falta delas) que a mídia nos oferece. Sempre informações tendenciosas e direcionadas, que fazem com que o povo se mantenha alheio àquilo que acontece ao seu redor.
Precisamos ser mais seletivos e críticos quando o assunto é informação, pois através dela formaremos nossas opiniões e direcionaremos nossas vidas. Como já dizia Gabriel o Pensador em uma de suas músicas, "A programação existe pra manter você na frente, na frente da TV, que é pra te entreter, que é pra você não ver que o programado é você!"
Libertemo-nos dessa escravidão que a mídia  e a sociedade nos impõe. Vamos ter nossas preferências, nossos gostos, usar e abusar da vida à nossa maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário