quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O sábio que nada sabe!

O sábio não precisa de situações atenuantes para rever seus conceitos. Ele o faz por princípios!
Em determinado momento, em seu processo de pacificação e erradicação do Apartheid na Africa do Sul, Nelson Mandela disse: "Se eu não puder mudar quando as circunstâncias exigem, como posso querem que as pessoas mudem?"
Somos seres humanos em construção, aprendendo e ensinando a cada dia. Nos manteremos sábios enquanto tivermos a humildade de reconhecer que NADA sabemos e TUDO precisamos aprender.
Aquele que se julga conhecedor de todas as coisas do mundo é, no máximo, arrogante. Mário Sérgio Cortella, grande filósofo contemporâneo, diz que "o ser humano não nasce pronto e vai se gastando, mas sim nasce NÃO PRONTO e vai se fazendo".
Bom seria se todo ser humano pudesse absorver um pouco de sabedoria de cada boa atitude alheia, pudesse absorver um pouco de amor ao ver um sorriso no rosto de uma criança, ou até mesmo pudesse aprender com os erros alheios, não precisasse errar seus próprios erros.
Conhecimento não ocupa espaço. Rubem Alves diz que nosso cérebro é como um escorredor de macarrão. Nele é depositado todo tipo de conhecimento, mas o que realmente fica é o conteúdo aprendido, o resto é apenas "água de macarrão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário